segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vocação Leiga

Leigo é toda pessoa batizada que segue Jesus Cristo na Igreja e escolhe viver e testemunhar sua fé no mundo secular: na família, na escola, nas profissões, na política etc. O cristão leigo quer viver no mundo à maneira de Jesus Cristo e transformar o mundo à maneira de Jesus Cristo. Ele atua não de fora, mas de dentro das várias instituições do mundo, como o fermento, a luz, o sal (Mt 5,13-16; 13,33)."O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo. Um homem o acha e torna a esconder e, na sua alegria, vai e vende tudo o que possui e compra aquele campo" (Mt 13,44).
O leigo é ao mesmo tempo o homem da Igreja no coração do mundo e o homem do mundo no coração da Igreja. Ele está sempre questionando o conjunto da Igreja com suas experiências de participação nos problemas, desafios e urgências do mundo secular. Ao mesmo tempo está sempre questionando e enriquecendo o mundo com as riquezas da Boa-Nova de Cristo que traz em si. Nos lugares onde vive e se relaciona, o leigo é muitas vezes a única presença da Igreja.

Ao
campo específico da atividade evangelizadora do leigo é o vasto e complexo mundo da política, da educação, dos meios de comunicação social, da economia, da realidade social, da cultura, das ciências, das artes, da realidade internacional... Sua tarefa é transformar tudo isso conforme o projeto de Jesus Cristo, construindo o Reino de Deus na história, criando fraternidade.
Além desta sua presença ativa no mundo, o Espírito Santo distribui entre os leigos dons e carismas para servirem mais diretamente a comunidade eclesial. São os ministérios. Ex.: catequese, liturgia, ministério da Eucaristia, da palavra, do canto, da saúde, da promoção social etc.
São Paulo compara a Igreja com o corpo humano (1Cor 12,12-27). Assim como o corpo tem vários membros e cada um tem uma função, assim também na Igreja. Cada membro, isto é, cada um de nós tem uma função e não existe ninguém sem função. Por isso ela é chamada também de corpo ministerial ou povo de servidores. (Ministério é sinônimo de serviço.) E você, tem um ministério em sua comunidade?
"Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a tua infância conheces as sagradas Escrituras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus" (2Tm 3,14-15).


Oração a Nossa Senhora para conhecer a própria vocação


Eis-me a vossos pés, ó piedosa Virgem
para implorar de Vós a importantíssima graça
da escolha do meu estado.
Outra coisa não quero
senão cumprir perfeitamente
a vontade de Vosso Divino Filho,
em todo o tempo da minha vida.
Desejo ardentemente
escolher o estado
que me há-de deixar mais satisfeito
no momento da minha morte.
Oh, Mãe do Bom Conselho,
fazei que soe aos meus ouvidos
uma voz que afaste toda a dúvida
da minha mente.
A Vós, que sois a Mãe do meu Salvador,
também cabe ser a mãe da minha salvação.
Porque se Vós, Ó Maria,
não me comunicais um raio do Sol divino,
que luz me há de esclarecer?
Se Vós não me instruís,
ó Mãe da Sabedoria Encarnada,
quem poderá ensinar-me?
Ouvi pois, ó Maria,
as minhas humildes súplicas.
Perplexo e vacilante, dirigi-me Vós,
guiai-me pelo recto caminho
que conduz à vida eterna,
pois que sois Vós a Mãe do belo amor,
do temor, do conhecimento e da santa esperança,
cujas flores produzem frutos de honestidade e honra.

Pai Nosso; Ave Maria; Glória ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário